sábado, 23 de fevereiro de 2019

Febre amarela - BRASIL atenção!


Estima-se, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que o período epidémico de febre amarela no Brasil, deve durar até maio de 2019.

Desde maio de 2018 que a OMS recomenda a vacinação contra a doença a todos os viajantes internacionais, de idade superior a 9 meses, com destino ao Brasil.

Devido ao risco acrescido de febre amarela para os portugueses que viajem para o brasil, a Direção-Geral de Saúde recomenda:

·         A marcação de Consulta do Viajante, pelo menos 4 semanas antes da partida;

·      A vacinação contra a Febre Amarela, pelo menos 10 dias antes da partida, para quem nunca foi vacinado, (uma única dose da vacina é suficiente para conferir imunidade sustentada e proteção para toda a vida);

De forma a reforçar os cuidados face a esta epidemia devem ser adicionadas mais medidas que a proteção vacinal, especialmente as de proteção individual contra a picada de mosquitos (o mosquito transmissor da febre amarela pica no período diurno e noturno).



·      Aplicação de repelentes. Se tiver de utilizar protetor solar e repelente, deverá aplicar primeiro o protetor solar e depois aplicar o repelente;

·     Proteção das crianças (carrinhos de bebé, berços e alcofas com redes mosquiteiras);

·   Utilização de redes mosquiteiras: sobre a cama, entaladas no colchão, verificando que não há nenhum mosquito no seu interior e confirmar que a rede não está rasgada; manter rede mosquiteira mesmo durante o dia em janelas e portais.

·    Optar por alojamento com ar condicionado, se possível;

·         Utilização de vestuário largo que cubra a maior área corporal possível, de forma a diminuir a exposição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças e calçado fechado).



(Imagem retirada da internet)


Aos viajantes que, até 12 dias após o regresso, apresentem sintomas sugestivos da doença (febre, calafrios, dores de cabeça intensas, dores musculares, fadiga, náuseas e vómitos), devem contactar o SNS 24 (808 24 24 24) para encaminhamento, consultar o médico, referindo sempre esta viagem recente ao Brasil.

Fonte: DGS

Vai Viajar? Leve saúde!
Celine

Sem comentários:

Enviar um comentário