sábado, 30 de março de 2019

A caminho da China - cuidados de saúde em viagem


China
Capital – Pequim
Território - 9 596 961 km² é o maior país da Ásia Oriental. A China tem uma fronteira terrestre de 22.117 km, a maior do mundo, fazendo fronteira com 14 países.
População - 1,38 bilhão de habitantes, o país mais populoso do mundo
Língua – Mandarim
Tempo médio de voo Portugal – China: 11.30h
Sistema de Cuidados de Saúde: O Ministério da Saúde, juntamente com os gabinetes provinciais de saúde, supervisiona as necessidades médicas da população chinesa. A ênfase na saúde pública e na medicina preventiva tem caracterizado a política de saúde do país desde 1950. O sistema de saúde chinês tornou-se na maior parte privatizado e experimentou um aumento significativo na qualidade.
Nº de turistas na China: 135 milhões em 2016.
Doenças ou alterações de saúde mais presentes: O país tem vários problemas emergentes de saúde pública, como doenças respiratórias causadas pela poluição do ar generalizada e centenas de milhões de habitantes que são fumadores de cigarros, uma possível epidemia de HIV/AIDS no futuro e o aumento da obesidade entre os jovens urbanos. A grande população do país e suas cidades densamente povoadas levaram a surtos de doenças graves nos últimos anos, como o de SARS (Severe acute respiratory syndrome) em 2003, embora este tenha sido contido com sucesso, ou a Gripe Aviaria H5N1 em 2003, estando neste momento em ativo o vírus H7N9 desde setembro de 2016.
Problemas ambientais: deterioração ambiental e poluição do território e da água (cerca de 300 milhões de chineses não têm acesso à água potável e 40% dos rios do país estavam poluídos por resíduos industriais e agrícolas).
Clima: A China tem um clima dominado principalmente por estações secas e monções húmidas, o que leva a diferenças de temperatura no inverno e no verão. O clima na China é diferente de região para região por causa da extensa e complexa topografia do país.

Vacinas e profilaxia necessárias:
Para ter como destino a China, o que importa validar em relação à vacinação primeiramente o teu esquema vacinal valido no teu pais, de forma a teres as vacinas todas atualizadas. Depois seguir as indicações recomendadas em relação a vacinação internacional como a Hepatite A e a Febre Tifoide (pela sua, contaminação oro-fecal em agua e alimentos e transmissão pessoa-a-pessoa).
Outras vacinas podem ser consideradas, como a vacina da Encefalite Japonesa em caso de viagem prolongada ou em caso de surto na área a ser visitada.
A profilaxia de malária pode estar indicada se a as zonas a visitar incluírem: ao longo da fronteira China-Birmânia (Myanmar) na província de Yunnan e no Condado de Motuo no Tibete.
A vacina da febre-amarela não está incluída nos cuidados pré-viagem na ida a China, a não ser que o país de origem seja endémico de febre-amarela.
Tanto a gripe aviaria H5N1 como a tuberculose pulmonar tem um risco bastante baixo para os viajantes, mas ainda assim está presente.
Os cuidados alimentares e com a água, já se encontram descritos em posts anteriores.
Cuidados pós viagem, caso tenha algum sintoma após o regresso a casa, ou mesmo se esteve doente durante a viagem, no seu regresso consulte o médico, até seis meses após o regresso.

Vai viajar? Leve saúde!
Celine




Sem comentários:

Enviar um comentário